FANDOM

GLaDOS (Genetic Lifeform and Disk Operating System.) é uma inteligência artificial construída pela a Apeture Science. Ela é a principal antagonista de Portal e a primeira maquina que é vista (Menu principal) em Portal 2. Como superintendente e maior autoridade do Centro de Enriquecimento, GLaDOS fica na Câmara Central de AI.

GLaDOS torna-se uma aliada para Chell na segunda sequencia da campanha de 1 jogador de Portal 2 depois de que Wheatley assume a instalação. Na campanha cooperativa, ela é a supervisora de ATLAS e P-body.

Biografia

O Fundo da Historia

A Ideia de GLaDOS veio de Cave Johnson em 1982 durante seus últimos dias. Ele queria "armazenar a inteligência de um homem" em um computador para vencer seu rival Black Mesa e supervisionar sua empresa após sua morte.

Em 1986, a construção da primeira iteração de GLaDOS começou no Centro de Enriquecimento com o objetivo de acelerar o projeto do Portal e superar sua rival da Black Mesa. Um chassi protótipo para GLaDOS foi construído em 1989, mas foi posteriormente abandonado. Em 1996, após uma década passada trazendo as peças do sistema operacional do disco para um estado de funcionalidade mais ou menos básica, o trabalho começou com o componente Genetic Lifeform.

Esta seção esta vazia ou incompleta. Você pode ajudar por expandindo-o.